tOca on-line

A tOca on-line oferece oficinas para crianças a partir de 6 anos. As atividades acontecem todos os dias, das 14 às 18h, e tem duração de 1h. São brincadeiras, projetos de construção, culinária, experiências científicas, criação de personagens, contação de histórias e muitas outras atividades que permitem aos pequenos experimentar momentos ricos e muito divertidos. Materiais e informações preliminares são encaminhados com antecedência para que as crianças possam trabalhar de forma autônoma no momento da realização das oficinas. 

Estas e outras oficinas
Descrição em ordem alfabética

Além das oficinas programadas para cada semana, a equipe da tOca tem algumas propostas reservadas que vem e voltam na programação.

Acompanhamento de projetos para crianças

São encontros para crianças que já tem um projeto de construção em andamento ou desejam iniciar um. Papelão, cola, tesoura, papel, materiais recicláveis... eles identificam o que têm à sua disposição e o que podem adquirir facilmente. Na reunião, a equipe contribui na organização da proposta e na construção do projeto: buscar referências, oferecer palpites esclarecidos, construir e organizar um cronograma, resolver os problemas encontrados, substituir os materiais difíceis de serem encontrados, etc. Cada crianças dispõem da experiência das mediadoras da tOca mas também dos colegas que, com o passar do tempo, tornam-se referência na condução de projetos.

Animando personagens

Fazer um filme em stop motion? Ou apenas gravar com o celular um par de meias que virou fantoche? Fazer com que os bonequinhos de lego ou de massinha virem personagens de uma história e fotografa-la para construir um storyboard... Em função das possibilidades e demandas de cada grupo, o objetivo desta oficina é criar espetáculos visuais que permitam contar uma história. 

Artesanato

Fazer bichinhos de pelúcia utilizando um velho par de meias (e ficam incríveis!), inventar máscaras de tamanhos variados (e as lendas que as acompanham), trabalhar com linhas e papelão para construir a máquina que trança pulseiras... nas oficinas de artesanato buscamos propostas diferentes, acessíveis, que ultrapassem os limites do trabalho com as mãos para virar ferramentas que alimentam e sustentam invenções! 

Brincadeiras orais e histórias inventadas 

Sem usar papel nem caneta, nem tabuleiro... apenas brincar. Desafios orais, jogos que testam e fortalecem a memória e a criatividade ou brincadeiras copiadas de outras culturas. Diversão garantida!

Brincando com… 

A série Brincando com... é uma caça ao tesouro. Semana após semana as atividades permitem ao grupo acumular as chaves que abrem cada um dos 10 baús escondidos na ilha perdida. Matemática, geografia, história, língua portuguesa... São atividades divertidas e intrigantes, que tem o objetivo de abordar os conteúdos escolares. Uma espécie de reforço escolar que poderá permitir à equipe identificar demandas de atendimento individualizado que serão em seguida tratadas de maneira individualizada junto com os pais.

 

Conversa fiada

Aqui não queremos nada! Só conversa fiada! O primeiro que reservar o horário pode escolher quem quer convidar. Que seja da tOca ou não, qualquer amigo ou familiar é bem vindo.  A equipe participa animando o papo (se for preciso), incentivando a participação e trazendo as brincadeiras. 

Contação de histórias

Imagens, personagens, partes de filmes antigos e recentes, autores, contextos históricos. Para a equipe da tOca, contar história envolve também contar a história da história. É emocionante, assustador, delirante… vem pra ver!

Cozinhando com a tOca

Pão, bolo, pizza, cookies... as oficinas cozinhando com a tOCa trazem uma receita diferente a cada semana. Os ingredientes são enviados no momento da inscrição e o trabalho se faz entre a equipe e as crianças em meio a muita conversa. Além dos assuntos relacionados à cozinha, esta é uma oportunidade incrível para falar da mistura dos ingredientes e do papel de cada um, dos processos envolvendo o calor no cozimento das massas, da fermentação biológica e química, enfim, da ciência que explica e melhora a cozinha!

Criando jogos

Super trunfo, jogo da memória, detetive, jogo de tabuleiro... melhor do que jogar é criar seus próprios jogos. Com o apoio da equipe, as crianças descobrem que podem fazê-lo e que esta etapa (que também é rica em conhecimento e descoberta) é uma delícia.

Dança, movimento e criação

A primeira parte do desafio é criar sequências de movimentos ou coreografias. Simples, curta, como aquelas que eles adoram assistir ou postar no Tik Tok. A segunda parte é compartilhar sua criação com os colegas e conosco. Como registrar os gestos? Como descrever o movimento? Como lembrar para treinar e reproduzir? Qual música (ou ruído) combina com ele? Como fazer junto se estamos separados? Esta oficina coloca o corpo e a cabeça das crianças para funcionar.

Desafio de construção

As crianças são convidadas a responder a um desafio: construir um objeto que permita transportar um bonequinho de um lado a outro da sala; criar uma estrutura que permita jogar um ovo de 1m de altura sem que ele quebre; transportar água; catapultar objetos, criar uma montagem que faça um adulto rir... Convidamos as crianças à reunir aquilo que desejam utilizar (ferramentas, fitas adesivas, cola, brinquedos, materiais recicláveis...) e depois apresentamos o desafio (ou vice versa!) Criar e discutir o que foi criado mas também despertar os pequenos para que desenvolvam seus projetos é o principal objetivo.

Desafio do desenho

Esta oficina propõem uma grande quantidade de atividades diferentes, todas ao redor do desenho. Criar personagens bizarros a partir de uma descrição, misturar seres que já existem, restituir objetos ou personagens conhecidos sem consultar, utilizar formas compartilhadas (as mãos por exemplo!) para criar desenhos incríveis... descobrir o zentagler e o design com seus padrões ou simplesmente desenhar juntos aquilo que eles quiserem. Papel sulfite, canetinhas, lápis de cor e muita criatividade são tudo o que precisamos!

Desafios e adivinhações

É uma atividade dinâmica e divertida, cheia de curiosidade e conhecimento. Apresentamos ao grupo os enigmas: uma imagem (vista bem de perto ou de cima), uma adivinhação tipo o que é, o que é, a descrição de um lugar / objeto / personagem, o som de um bicho conhecido ou de uma coisa, uma música para que completem a letra, notícias absurdas (reais ou não) para que as crianças completem com verdadeiro ou falso... Cabe ao grupo descobrir ou adivinhar o segredo por trás de cada situação.

Engenharia de objetos imaginados

Imagine um personagem ou um objeto. Pode ser uma invenção sua ou algo que você viu por aí, em um livro ou uma história qualquer. Como este personagem ou objeto seria por dentro? Qual a biologia da sereia? E do unicórnio? Carros voadores, como seriam? Como faríamos para organizar a cidade com eles? A idéia é apoiar-se em coisas que existem (balões, aviões, helicópteros, carros ou ainda, a anatomia do peixe ou do cavalo) para imaginar como seriam estas coisas. As máquinas de Leonardo Da Vinci ou de Jules Verne e um lindo conto de Jorge Luis Borges são parte da brincadeira também.

Experiências de ciências

Testar, descobrir, experimentar! As experiências científicas são uma maneira divertida e rica de conversar sobre a ciência e as leis da natureza. Sujeira e diversão garantidos!

Filmes, fotos e desfile

Caras e bocas! A idéia desta oficina é utilizar tudo o que eles tiverem em casa para criar personagens e cenários para si mesmo. Fantasias, máscaras, situações, histórias, desafios, temas de filme ou canção... Criar situações que os desafiem a pensar um personagem ou uma história e com isso produzir outro filme e compartilhar, criar um estranho concurso de caretas, fotografar, produzir uma fotonovela ou simplesmente descobrir e observar como cenógrafos e designer conseguem contar histórias sem precisar de palavras... 

Músicas da playlist

Quais músicas nos representam enquanto grupo? Como criar uma lista de canções que façam sentido para nós enquanto coletivo? O que estas canções têm de cada um e até que ponto representam o conjunto das crianças mais os adultos, os valores e as idéias que nos unem para formar a "equipe da tOca"? Esta oficina é sobre cultura musical mas também sobre como pensar e implementar processos de escolha: a vontade da maioria é uma ferramenta, mas não é a única. Buscar o consenso, defender suas escolhas, escolher as referências, montar um comitê, estabelecer regras, criar categorias, argumentar, convencer sobre a importância de alguma coisa... tantas ações que exigem reflexão e exercício e que podem enriquecer a vida de pequenos e grandes.

Jogos coletivos on-line

Little alchemy, geoguesser, general, stop, anagramas, jogos de lógica, forca, etc… vários jogos que as crianças curtem podem ser acessados coletivamente ou paralelamente permitindo ao grupo dividir um momento de diversão. 

Jogos de tabuleiro ou de carta

Jogos antigos ou modernos que as crianças adoram serão utilizados nestas oficinas. Reproduzir em casa (cada um com o seu) ou buscar formas de compartilhar uma dinâmica, reinventar as regras e formas de jogar ou simplesmente utilizar o tabuleiro da mediadora... A cada partida uma estratégia diferente deverá permitir explorar os princípios essenciais de cada jogo. 

Oficinas de tarefas

Estas oficinas buscam desenvolver o trabalho individual dos pequenos oferecendo apoio nos momentos de maior dificuldade e na organização do estudo. Uma rodada de conversas ajuda a organizar o trabalho e as dúvidas são resolvidas pela mediadora ou pelo grupo de crianças. Cada um aprende com suas atividades, mas também, com aquelas trazidas pelos colegas. A proposta atende tanto as tarefas escolares das crianças quanto outras tarefinhas trazidas pela própria equipe com o objetivo de exercitar os diferentes conteúdos abordados na escola.

Oficinas de construção

Construir um teatro de sombras, um carrinho movido a ar, uma catapulta... Projetos simples ou mais sofisticados, algumas coisas feitas durante os encontros, outras discutidas para que eles façam durante a semana. Estas oficinas têm o objetivo de acompanhar as crianças na construção de um objeto ou brinquedo proposto pela equipe e definido com antecedência. Nós escolhemos o projeto e disponibilizamos a lista de materiais. Se ficar complicado, as crianças se inscrevem nas oficinas de acompanhamento de projetos e resolvemos juntos as dificuldades. 

Papelarias

São brincadeiras e atividades envolvendo papel. Recortar, colar, pintar, montar... O objetivo é a produção de cartões, de brinquedos, de enfeites e muito mais. A cada semana os desafios são diferentes e as possibilidades infinitas. 

 

Se eu fosse

Se eu fosse um bicho, que bicho eu seria? E se fosse uma comida? E se eu fosse um personagem de desenho animado, qual eu seria? Que palavra me representa? Qual estação do ano se parece comigo? Um conjunto complexo de perguntas permite às crianças descobrirem, junto com os colegas, os "ambientes mentais" em que vivem. Como em uma entrevista feita consigo mesmo, estas perguntas baseadas no Questionário de Proust vêm se aperfeiçoando desde o século XIX e servem tanto para o auto-conhecimento quanto para a brincadeira pura e genuína.

Trabalhos manuais

As oficinas de trabalhos manuais englobam as de papelaria, de artesanato, de construção de jogos e quaisquer outras maluquices que as crianças queiram fazer. É uma proposta ampla e aberta cuja programação varia toda semana sempre levando em conta as sugestões de quem participa habitualmente. Costurar com grampeador, construir com materiais recicláveis, fazer massa de sal e pintar... criar, inventar. Se você gosta de mexer as mãos, este é o seu lugar!

Um pé de que?

Arvores, folhas, flores, semntes e frutas. Será que as crianças são capazes de reconhecer os alimentos do cotidiano? Para além de estudar as plantas e conversar sobre elas, vamos explorar outros conhecimentos inspirados por este tema: poema, música, ilusão de ótica, desenho... e uma lindissima história, real, emocionante sobre a maior árvore da floresta.

Yoga

Respirar, relaxar, se exercitar. Técnicas milenares buscam o bem estar do corpo e da mente das crianças e queremos dividir isso com elas.

contato@vempratoca.com - (48) 999.67.86.34

  • Facebook Social Icône
  • Instagram