Quem somos

A tOca descoberta  é formada por uma equipe de profissionais vindos de diferentes áreas do conhecimento e especialmente dedicados à educação não-formal e o universo infantil.

 

Inicialmente, a tOca recebia cotidianamente as crianças em um espaço de contraturno e colônia de férias. Ao longo do ano, as crianças eram acompanhadas nas demandas escolares (tarefas, provas e trabalhos) e descobriam, de forma lúdica, temas relacionados à ciência, a arte, à literatura, à mitologia, à geografia entre outros. A tOca contava ainda com uma oficina onde se exercitava a elaboração e execução de projetos propostos pela equipe ou pelas próprias crianças. Na colônia de férias, o objetivo era a diversão: jogos de tabuleiro, filmes com pipoca, culinária, barracas, caça ao tesouro, banho de mangueira, brincadeiras no gramado, desafios de construção... A pequena tribo voltava a cada temporada e se encontrava para rever amigos e brincar.

 

De lá pra ca muita coisa mudou e as crianças passaram a interagir com a tOca virtualmente. O espírito continua sendo o mesmo: Desejamos ver as crianças ocupadas com os seus próprios projetos, criando e agindo sob a supervisão da equipe que espia na tela. Mesmo quando se tratam das oficinas intelectuais, desenvolvemos dinâmicas que permitem ao grupo se manter ativo levantando hipóteses, apresentando possibilidades de ação, criando desafios individuais ou coletivos. Na tOca buscamos construir situações que levem as crianças a agir, a construir, para que com isso cheguem  às suas próprias descobertas. 

A equipe da tOca

Luiza Itokazu é paulistana e arquiteta. De hangar de avião à estação de metrô, ela participa e coordena equipes na realização de grandes projetos. Mas se está conosco aqui na tOca, é que a Lu também é uma apaixonada pelo universo infantil. Parece muita coisa? Não para ela! Desde muito jovem, a Luiza investe em atividades coletivas bem diferentes umas das outras: time de vôlei, equipe de natação, orquestras, bandas e fanfarras (sim, ela é flautista também!). Atualmente ela faz escalada mas vá saber o que vem pela frente! Eternamente curiosa, a Luiza ainda encontrou tempo para investir em bordado, costura, cerâmica, marcenaria, aquarela e outras atividades envolvendo o papel. Está sempre atenta ao mundo ao seu redor através do teatro e das manifestações artísticas e, vez ou outra, vai espiar alguma coisa mais de perto como em sua longa descoberta do Japão. A Lú é a nosso canivete suíço, sempre animada e sorridente, ela tem uma cabeça cheia de idéias e de projetos que enriquecem a tOca e as crianças.

Ana Carla Fertig é estudante de pedagogia na UDESC e bailarina, é a grande artista da equipe. Encorajada pelos cursos de canto, de música e de teatro que fez, ela incentiva, desenvolve e encaminha atividades e projetos voltados para esta direção. Se precisamos encontra-la, costumamos procurar nas brincadeiras que acontecem no gramado ou seguir as risadas que ecoam pela casa quando ela está aqui. Não contente com isso, a Ana também acompanha com grande interesse as histórias da mitologia e é nossa nerd de plantão,  enroscada em conversas infinitas sobre matemática, lógica e ciência com as crianças. No verão, ela participou do programa de intercâmbio cultural da Disney junto com  universitários selecionados ao redor do mundoe voltou cheia de histórias para contar!

Rafaela Samagaia é graduada em Física, mestre em comunicação científica pela Universidade de Genebra e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Em suas voltas pelo mundo, a Rafa trabalhou durante mais de 15 anos em projetos de ensino e divulgação da ciência, para adultos e crianças, em instituições brasileiras e europeias. De volta ao Brasil, ela escreveu uma tese sobre educação não-formal e aprendizagem fora da escola e utiliza seus conhecimentos cotidianamente na tOca. Por todas estas coisas, a Rafa  teve a oportunidade de contribuir na concepção e realização de projetos de divulgação científica como o SESI Ciências e o SESI Educação Maker e a Educação de Jovens e adultos do SESI. Aqui na tOca, ela participa das atividades diárias com as crianças, mas também desenvolve os jogos e as atividades e cuida da formação da equipe.

Lauren Fabrin A Lauren formou-se em pedagogia na UDESC e nesse momento é aluna ouvinte da Faculdade de Educação da USP onde se preparara para ingressar na pós-graduação. Apaixonada por matemática, ela deseja estudar o potencial formativo das metodologias ativas e da cultura maker no desenvolvimento das competências do século XXI. Mas a Lau é muito maior do que isso. Já visitou 20 países e fez intercambio no Estados Unidos e na Noruega onde viveu por 10 meses estudando comunicação intercultural, liderança e desenvolvimento social. Também gosta de jogar com os amigos, dançar e conversar. Ela é uma das artistas da trupe da tOca! Precisou se fantasiar? Inventar um personagem para interagir com as crianças? Fazer de conta? Pode chamá-la! Ela é a rainha das pijamadas!

Karla Schopping é licenciada em física pela UFSC e mãe de duas meninas incríveis! Desde a graduação ela envolveu-se em projetos de educação não-formal, defendendo a idéia de reciclar materiais baratos e acessíveis para construir verdadeiros experimentos de física com crianças e adultos. Uma vez prontos, estes objetos intrigantes e as atividades que os acompanhavam serviam para guiar conversas sobre ciência em parques e escolas da rede pública de Florianópolis. A Karla ainda acredita (e a tOca também) que as coisas que temos em casa escondem um potencial imenso para descobrir a ciência e construir protótipos que materializam as ideias das crianças e os incentivam a conceber mais e mais projetos.

Amigos da tOca

Fernando Laudares Camargos é graduado em Ciências da Computação pela UFSC e tem mestrado na área de informática pela Universidade de Sherbrooke. Trabalha com tecnologias abertas a doze anos, oito dos quais do escritório que montou em sua casa, auxiliando clientes mundo afora a resolver problemas relacionados à administração de sistemas e banco de dados.

Nelson Canzian da Silva é doutor em física nuclear e de partículas elementares pela USP. Há 20 anos na UFSC, ele acompanha o treinamento de estudantes na área de física médica, no desenvolvimento de software e em projetos de divulgação científica e educação não formal. Durante mais de dez anos, ele coordenou um projeto chamado Baú de Ciências e andava por aí fazendo atividades experimentais com a garotada de todas as idades. Ele também foi coordenador adjunto do Parque Viva a Ciência, embrião de um grande centro de ciências idealizado para Santa Catarina. O Nelson também é completamente apaixonado por programação para a web e um marceneiro de mão cheia nas suas horas vagas. Na tOca, ele conversa semanalmente com as crianças sobre todos estes assuntos e muitos outros. Ajuda a construir os protótipos, a  desenhar os projetos, a utilizar ferramentas, a fazer medidas... e as crianças adoram!

contato@vempratoca.com - (48) 999.67.86.34

  • Facebook Social Icône
  • Instagram