Doces ou travessuras

Doces ou travessuras é um jogo de pesquisa! O que conta não é só o que você sabe, mas também aquilo que consegue descobrir rapidamente usando a Internet! A cada rodada, são os jogadores que decidem: responder uma pergunta feita pelo adversário - é o que chamamos de doce e vale 10 pontos  ou pagar a resposta com uma travessura que vale 5 pontos (imitar um inseto, repetir palavras em línguas estranhas, imitar dançarinos famosos, imitar o minion roxo…)

Com isso, as partidas intercalam pesquisa, discussão, reflexão e muita risada! Para ser jogado em pequenos ou grandes grupos, em família ou na escola, por grupos de adultos ou crianças, as perguntas propostas nesse delicioso jogo envolvem diferentes áreas do conhecimento ou informações do cotidiano: ”Diga o nome de 10 animais da fauna brasileira que você nunca viu”, ”Qual o coletivo de pessoas?”,”Por que Tutankamon ficou famoso?” ”Por que temos 4 estações?”, ”Qual o nome do prefeito da sua cidade?”

Tem ainda as cartas da série verdadeiro ou falso, pense e desenhe, forca e aquelas que exploram apenas a capacidade memorização dos jogadores. Dessa maneira, a sorte pode interferir e levar a partida por caminhos inesperados. Para completar, a carta azul, pra que tem a sorte de tirá-la, permite a troca de pergunta sem nenhuma penalidade para a equipe. Venha brincar e aprender com o Doces ou travessuras!

Jogadores 2 no mínimo (podem ser dois jogadores ou duas equipes)

Idade A partir de 7 anos

Tempo de jogo A ser definido pelos participantes.

As cartas e os pontos:

- As cartas vermelhas propõem perguntas que devem ser respondidas em um tempo limitado. Sugerimos 2 minutos a partir da apresentação e compreensão da pergunta. Estas cartas valem 10 pontos.
- As cartas laranjas propõem sentenças que devem ser respondidas com verdadeiro ou falso em um tempo limitado. Sugerimos 1 minuto a partir da apresentação e compreensão da pergunta pela equipe. Estas cartas valem 5 pontos.
- As cartas verdes propõem desafios de desenho que devem ser apresentados a todas as equipes em um tempo limitado. Sugerimos 1 minuto para adivinhar o que esta desenhado. Estas cartas valem 5 pontos para todas as equipes que acertarem o desafio.
- As cartas azuis permitem que a equipe troque de pergunta. Elas são sorteadas entre as perguntas e são de uso único.
- As cartas violetas são as travessuras. Elas serão utilizadas quando a equipe desistir da pergunta proposta e valem sempre 5 pontos.
- Se uma mesma equipe responde corretamente as duas perguntas, par uma da outra (conforme escrito na carta), ela recebe 5 pontos extra.

 

O início:

- Os jogadores ou equipes decidem ou sorteiam a ordem de jogo atribuindo um número a cada equipe. A equipe 1 fará perguntas para a equipe 2, que fará perguntas para a equipe 3 e assim por diante. A última equipe fará perguntas para a primeira fechando o ciclo. Chamamos ”adversária direta” a equipe ou jogador para quem se faz as perguntas..

A rodada:

- A rodada começa quando cada uma das equipes sorteia uma pergunta que será apresentada à sua adversária direta. Se neste momento a equipe sortear a carta azul, ela guarda consigo para usar quando quiser e sorteia mais uma carta de pergunta.
- A equipe se reúne por 5 minutos e utiliza a Internet para pesquisar e combinar qual resposta será aceita como sendo certa.
- O momento seguinte é o da batalha de perguntas: as equipes, cada uma na sua vez, fazem as perguntas à sua adversária direta. Uma vez lida e relida a pergunta, a equipe que responde terá 1 ou 2 minutos (segundo indicação da carta ou o combinado entre os jogadores) para decidir entre:
Responder a pergunta e marcar pontos sozinha (se acertar);
- Utilizar a carta azul e trocar de pergunta (se tiver a carta azul);
- Desistir da perguntar e sortear uma travessura em seu lugar ganhando 5 pontos no máximo. (Se realizar a travessura);
- Pedir a ajuda de uma das outras equipes. Neste caso, a equipe que está jogando indica quem vai ajudá-la e o cronômetro volta a zero para que todo o grupo possa pensar junto. Se acertarem, os pontos da carta serão divididos entre as duas equipes.
- Uma vez concluída a jogada com um dos quatro desfechos acima, a vez passa para a próxima equipe.

O encerramento:

Vence o jogo, a equipe que acumular mais pontos até o momento em que o grupo decide encerrar a partida.

contato@vempratoca.com - (48) 999.67.86.34

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