Canastra das equações

Como em uma canastra, a cada rodada, os jogadores compram cartas e jogam fora na busca por combinações que possam trazer pontos para ele ou para a sua equipe. Mas aqui não se trata de sequências, cores e naipes e sim de equações matemáticas. Cada um joga com o que sabe! Desde uma simples comparação de números maiores e menores, a soma e a subtração até porcentagem e raiz quadrada.

Preparação do jogo

- Embaralhe bem as cartas, depois separe dois montes: números em um, sinais no outro;
- Distribua 10 cartas para cada jogador: 5 números e 5 sinais;
- Repita a operação separando mais dois conjuntos de 10 cartas (5 números e 5 sinais) a serem utilizados pelos jogadores posteriormente e que serão chamados de ”morto”;
- Deixe sobre a mesa as cartas restantes sempre separadas em dois montes: o dos números e o dos sinais.

Objetivo

Cada jogador deve utilizar as cartas disponíveis em sua mão para formar equações completas e corretas. Exemplo 6 + 1 = 7; 5 < 3 x 8. Cada ação realizada (batida, morto…) e cada equação exposta sobre a mesa valem pontos para o jogador segundo a tabela abaixo. Ao final do jogo, os pontos serão contabilizados para definir quem é o vencedor.

 

As cartas e os pontos

- Batida = 100 pontos / Morto = 100 pontos / Canastra (equação composta por 7 cartas no mínimo) = 100 pontos / Cada carta separadamente = 10 pontos.
- A carta com o símbolo da tOca contraturno é o curinga. Ela pode substituir qualquer outra carta do baralho mas não conta ponto no final.
Atenção: apenas valem pontos para o jogador as cartas que estiverem expostas sobre a mesa. As que ele tiver na mão, ao contrário, devem ser descontadas e retiram 10 pontos do jogador na contagem final.

A rodada

- A rodada começa quando o primeiro jogador compra uma carta, ou seja, retira uma carta do monte. Cabe a ele decidir se deseja comprar um número ou um sinal em função das cartas recebidas no início do jogo.
- Caso o jogador possua algum jogo completo nas mãos, este é o momento de colocá-lo na mesa. Ele pode ainda melhorar os jogos já expostos aumentando a equação. Por exemplo: o jogador já colocou na mesa a seguinte equação 5+3 = 8. Ele pode, em uma outra rodada, adicionar cartas fazendo (9 - 5 ) + 3 = 8 - 1


Mas atenção: Nenhuma carta já colocada na mesa pode ser retirada;


- A nova equação (assim como qualquer jogo da mesa) deve estar correta;
- Equações envolvendo os símbolos < e > no lugar do = não podem conter mais do que 5 cartas de cada lado.
- Quando tiver terminado as modificações no seu jogo, o jogador deve jogar sobre a mesa uma das cartas que tem na mão. Este é o sinal de que chegou a vez do próximo jogador.
- Se ficar sem nenhuma carta, o jogador recebe um dos dois montes adicionais preparados no início do jogo. Ou seja, recebe o ”morto”.
- Caso o jogador já tenha pego o morto uma vez, então ele ”bateu” e o jogo termina.

contato@vempratoca.com - (48) 999.67.86.34

  • Facebook Social Icône
  • Instagram