Química no tabuleiro

No jogo da química, o objetivo é a diversão! Você acumula os elementos da tabela periódica enquanto anda pelo tabuleiro. Na água e no diamante, recebe átomos de carbono ou hidrogênio e oxigênio para depois gastar tudo comprando as moléculas que valem muitos pontos! Mas cuidado! A todo momento as cartas de sorte ou revés trazem situações do cotidiano e podem virar o jogo: uma dose de adrenalina fugindo do cachorro do vizinho, um comprimido de paracetamol, uma molécula de capsaicina em um almoço regado à comida baiana... Ou ainda uma grande dose de dopamina pelo prazer que sentimos com este delicioso desafio.

As cartas e os pontos:

- Cartas dos elementos químicos (numeradas) = 10 pontos cada uma;
- Cartas de molécula: azul = 50 pontos /  laranja = 100 pontos / vermelha = 150 pontos;
- Cartas das famílias = 200 pontos.

A rodada:

- O primeiro jogador joga o dado e avança o número de casas que tirar. Quando chegar à sua casa de destino, recebe do banco a primeira carta disponível naquela categoria. Para descobrir qual é, o banco verifica a tabela contida no rodapé do tabuleiro. Por exemplo: se o jogador cair em uma casa onde está desenhada uma coroa, o banco verá que este símbolo corresponde à família dos ”metais nobres”. Na lista de elementos, verá que o primeiro deles é o Rutênio, número 44. Se esta carta estiver disponível, o banco a entrega ao jogador. Se não estiver, passa para o próximo elemento da lista, o Ródio 45 e assim por diante. Se nenhum deles estiver disponível, o jogador não recebe nada. Atenção! A ordem dos elementos de cada categoria deve ser respeitada.


- Dois pontos do tabuleiro precisam de atenção especial: o diamante e a torneira. Eles não são considerados ”casas”, assim, nenhum jogador poderá parar nestes locais. Mas, ao passar pelo diamante, o jogador deve lançar o dado e o número obtido corresponderá à quantidade de átomos de carbono que ele vai receber. Por exemplo: se o jogador tirar 5 no dado, receberá 5 átomos de carbono. O mesmo acontece na torneira. O jogador lançará o dado para saber quantas moléculas de água ele capturou. Assim, se tirar 4, deverá receber do banco 8 hidrogênios e 4 oxigênios, o que equivale a 4 moléculas de água. Apenas as cartinhas em preto e branco são utilizadas nesta situação.


- Se parar na casa ”Sorte ou revés” o jogador deve sortear uma das cartas e receber ou perder o número de átomos determinados na situação descrita. Assim, caso o jogador perca átomos que não tem, nada acontece. Ou seja, se a carta determinar que ele perdeu 12 átomos de hidrogênio, e ele tem apenas 5, entrega estes ao banco sem outra consequência. Apenas as cartinhas em preto e branco são utilizadas nessa situação.


- O jogador pode comprar as cartas das famílias, trocando-as por 7 das cartas dos elementos químicos correspondentes. Ou seja, se conseguir reunir 7 cartas da família laranja (Metais de transição), devolve as cartas numeradas ao banco e recebe a carta da família no lugar. A vantagem é que estas cartas das famílias não podem ser perdidas, enquanto que as cartas numeradas podem ser transferidas de um jogador para outro nas situações descritas no ”Sorte ou revés”. (Se uma família tem menos do que 7 elementos, então o jogador deve reunir todos eles para adquirir a carta da família).

Atenção: As trocas com o banco (átomos por moléculas, aquisição das cartas das famílias) e as trocas entre jogadores apenas podem ser realizadas antes que o jogador da vez lance os dados.

O banco Trata-se do local onde ficam expostas todas as cartas e materiais indispensáveis para o andamento da partida. Para prepará-lo, são necessários mais ou menos 15 minutos, então programe-se para fazer isso antes da partida começar. Um banco bem organizado significa um jogo dinâmico e gostoso de jogar!

- Separe todas as cartas dos elementos químicos por número, em grupos de 10  (de 1 a 10, de 11 a 20, etc..);
- Separe as cartas de sorte ou revés, embaralhe-as e deixe-as em um monte com o texto virado para baixo;
- Separe as cartas dos átomos (em preto e branco): oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio;
- Separe as cartas das moléculas por cor  (azul, laranja e vermelha).!

O encerramento:

Vence o jogo aquele que acumular mais pontos até o momento em que o grupo decidir encerrar a partida.

contato@vempratoca.com - (48) 999.67.86.34

  • Facebook Social Icône
  • Instagram