Brincadeiras Orais

As Brincadeiras Orais são atividades realizadas à mesa ou em chamada de vídeo. Com suas regras simples, elas são uma maneira divertida e inteligente de passar o tempo com as crianças. Basta estar com eles para brincar! Aqui, explicamos o nosso jeito de brincar, mas você pode modificar as regras e inventar o seu jeito também!

Letra maldita

Esse é um jogo de atenção. O grupo escolhe uma criança de referência. Ela decide qual será a letra maldita e anuncia ao grupo. Daquele momento em diante, qualquer um que diga uma palavra que comece com a letra maldita, será desclassificado. A criança de referência puxa em seguida a conversa sobre qualquer assunto. Seu objetivo é desclassificar todos os colegas no menor tempo possível. Quem fizer isso mais depressa, vence! A criança que demorar mais tempo para ser desclassificada, vence também.

Letra bendita

Uma letra é sorteada e cada jogador deve dizer seis palavras com ela. Não vale repetir aquelas ditas pelos colegas que vieram antes dele. Quem descumprir a regra perde. Vence quem ficar por último

Verdade ou mentira?

Na sua vez, o participante (crianças ou adulto) conta uma historinha curta. Um povo que vivia em um país distante, uma comida, um ritual,  uma história que tenha acontecido consigo… Aos demais caberá dizer se trata-se de uma história verdadeira ou inventada. Depois que todos deram os seus palpites, o autor da história diz a verdade.